Multivibrador Astável - Flip-Flop






Um multivibrador astável é formado por dois transistores bipolares ligados conforme mostra a figura 1. Este circuito gera um sinal retangular cuja frequência e ciclo ativo depende do tempo de condução de cada transistor.

Funcionamento

Para entender exatamente como funciona este circuito, devemos imaginar que ao ser energizado, ele passa a um dos estados descritos abaixo. Na realidade, num primeiro momento ambos os capacitores C1 e C2 estão descarregados. Mesmo se os valores de todos os componentes forem simétricos, na prática sempre haverá uma pequena diferença, fazendo com que o circuito se desequilibre e se enquadre em um dos dois estados primeiro.

Estado 1

Q1 está saturado, energizando R1 e fazendo C1 se descarregar através de R3.
Q2 está cortado, fazendo C2 se carregar com Vcc, através de R2 (olhando-se da direita para a esquerda).
Depois de carregar C2, a corrente em R2 tende a se anular, e a única corrente que mantém Q1 saturado entra em sua base pelo resistor R4.
C1 está se descarregando, com a tensão em seu lado direito indo desde -Vcc até 0,6 V, que é a tensão base-emissor de Q2; quando isso ocorre, uma realimentação positiva se inicia, fazendo Q2 comutar.
Ao comutar, Q2 leva o terminal direito de C2 a 0 V, assim como seu terminal esquerdo para -Vcc, o que faz Q1 cortar, já que sua tensão base-emissor desapareceu.
Ou seja, Q1 também comuta, fazendo C1 iniciar seu processo de carregamento, até que se encontre com uma tensão de Vcc.

Estado 2

Este é o estado simétrico ao primeiro, podemos descrevê-lo exatamente como um espelhamento, só trocando os índices 1 por 2 (e vice-versa) e 3 por 4 (e vice-versa):

Q2 está saturado, energizando R2 e fazendo C2 se descarregar através de R4.
Q1 está cortado, fazendo C1 se carregar com Vcc, através de R1 (olhando-se da esquerda para a direita).
Depois de carregar C1, a corrente em R1 tende a se anular, e a única corrente que mantém Q2 saturado entra em sua base pelo resistor R3.
C2 está se descarregando, com a tensão em seu lado esquerdo indo desde -Vcc até 0,6 V, que é a tensão base-emissor de Q1; quando isso ocorre, uma realimentação positiva se inicia, fazendo Q1 comutar.
Ao comutar, Q1 leva o terminal direito de C1 a 0 V, assim como seu terminal esquerdo para -Vcc, o que faz Q2 cortar, já que sua tensão base-emissor desapareceu.
Ou seja, Q2 também comuta, fazendo C2 iniciar seu processo de carregamento, até que se encontre com uma tensão de Vcc.





Onde:
F = Frequência 
R = Aos resistores R3 e R4. Ex: R1 = 10K e R2 = 10K. R = A 10K (resistência em Ohms) 10,000 Ohms
C = Capacitancia em Farads (F)

Converter:
pF em F ► pF x 0.00000001 (10^-8)
nF em F ► nf x 0.00000001 (10^-8)
uF em F ► uF x 0.000001 (10^-6)


"Quando você fala, você repete o que já sabia, mas se você escuta, muitas vezes aprende algo novo."




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador de postagens

posts

Veja também...


2leep.com