Frenagem de Motor Por Corrente Retificada

Frenagem por Corrente Contínua (CC)


Fórmula que define o controle de velocidade de um motor de indução

Onde: f é a frequência em hertz
           p é o número de polos que é sempre par.
           n é a rotação do motor em rpm.

A partir desta fórmula podemos entender a frenagem por corrente retificada. A frequência da tensão CC é ZERO rpm; ou seja motor freiado.

A frenagem é conseguida aplicando CC no estator do motor. Observar que a tensão co frequência ZERO não pode ser mantida em um motor CA (corrente alternada) por muito tempo sob pena de queimá-lo.

OBS: Em CC a resistência total do estator irá diminuir, possibilitando um aumento de corrente que queimará o motor por sobreaquecimento.


Esquema de Força e Comando com Frenagem por Corrente Retificada




Simulando o funcionamento.

Pressionando B1 o motor liga em seu funcionamento normal. 




Pressionando B0 ( botão desliga) 1 NF e NA  e liga K2 e K3, alimentando o motor com CC (corrente contínua) e freiando com o tempo determinado por D1 (temporizador), desligando pelo contato NF de D1 (abrindo)

Nota: pressionando BO abre o contato 1 e 2 (NF), desligando o motor, e fecha o contato 3 e 4 (NA), ligando D1, K2 e K3 pelo contato de selo de K3.






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