Partida com Comutação Estrela-Triangulo de um Motor Trifásico


É a partida executada automaticamente em estrela de um motor trifásico, com comutação para triângulo, feita por meio de 3 contatores comandados por botões. Este sistema de ligação é utilizado para reduzir a tensão de fase do motor. 




Sequencia operacional


Partida do motor em estrela, estando K1, K2, e K3 desligados. Estando sob tensão da rede e pulsando-se o botão B1, a bobina de K1, K3 e do temporizador (D1) serão alimentados, fechando o contato de selo de K1 (13-14), que mantem energizadas as bobinas de K1 e K3, e o temporizador D1. Permanecendo energizadas as bobinas as bobinas dos contatores K1 e K3, haverá o fechamento dos contatos principais e, consequentimente o acionamento do motor na ligação estrela.


Decorrido o tempo para o qual foi ajustado o relé temporizado de D1, este opera, desligando o contato NF de D1 ( 15-16) que desenergizará a bobina de K3, acarretando a abertura dos de seus contatos principais, e ligando o contator K2 com o contato NA de D1 (17-18)





Estando desenergizda a bobina de K3, o contato do temporizador D1 NA (17-18) retorna alimentado a bobina de K2, que acionará o motor na ligação triângulo.






Parada do motor


Estando o motor funcionando em triângulo e pulsando-se o botão B0 (desliga), interrompe-se a energização de K1 e D1, que abrirá os contatos NA de K1 (13-14), interrompendo a corrente da bobina de K1 e K2. Consequentemente, o motor ficará desenergizado.


Segurança do sistema


Estando o motor em marcha na ligação triângulo,  os contatos NF de K2 fica aberto, impedindo a energização acidental da bobina de K3




Nota: O Mozilla Firefox não visualiza as imagens desta pagina.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador de postagens

posts

Veja também...


2leep.com