Bateria






Para que uma bateria possa ter bom rendimento e vida longa, deve ser aproveitada convenientemente, ou seja, não sofrer correntes excessivas de carga ou descarga e não ser utilizada por período excessivamente longo sem ser carregada.
   
Em geral, para cada bateria é fixada a capacidade de descarga no tempo de dez horas. Assim, por exemplo, uma bateria que pode fornecer a corrente de 4 ampères pelo tempo de 10 horas, tem a capacidade nominal de 40 ampères-hora. Uma bateria cuja capacidade é de 90 ampères-hora pode fornecer 9 ampères no período de 10 horas. Se a corrente fornecida pela bateria for inferior a 9 ampères, o tempo em que a mesma pode funcionar aumenta proporcionalmente, de forma que, o produto da corrente em ampères pelo tempo em horas fornece sempre 90.


Sulfatação


Uma bateria não pode ficar muito tempo descarregada, pois se isso acontecer, se processará o fenômeno de sulfataçao, isto é, a transformação do óxido de chumbo (PbO) e sulfato de chumbo (so4Pb).


O sulfato de chumbo é branco e possui resistência elétrica tão elevada que pode ser considerado isolante.


Para evitar a sulfatação das placas é preciso evitar que as mesmas se transformem em óxido de chumbo, isto é, é preciso evitar que a bateria se descarregue completamente. Tanto o chumbo puro como o peróxido de chumbo não estão sujeitos à sulfatação, por isso, tal fenômeno não se processa com a bateria carregada, mesmo parcialmente.


A recuperação de uma bateria sulfatada é quase impossível, pois além de ser muito difícil fazer passar através da mesma a corrente necessária à dissulfatação, o próprio processo de sulfatação  provoca um aumento de volume da matéria ativa das placas que em geral esmaga os isoladores, destruindo a bateria.


Manutenção das baterias


Para que a bateria possa funcionar em boas condições é preciso que a mesma seja mantida em luga ventilado, devendo sua superfície externa estar sempre limpa e seca.
   
O nível da solução deve ser mantido um centímetro acima das placas. Quando o dito nível baixa, é preciso adicionar água destilada à bateria. Não é conveniente usar água potável, pois esta contém cloro e sais de ferro que estragam rapidamente a bateria. Ao adicionar água é preciso ter cuidado de não elevar excessivamente o nível da solução, pois se isso acontecer, com o funcionamento da bateria se verificará um transbordamento da solução, que, sendo ácida, além de corroer o suporte da bateria, provoca dispersão de corrente e, por conseguinte, a descarga da bateria.


A bateria devidamente tratada pode prestar até 5 anos de serviço.


No decorrer do funcionamento da bateria nunca se deve ser aproximado da mesma fósforos acesos ou outra chama qualquer, pois a mistura de oxigênio e hidrogênio que se produzem com o funcionamento da bateria é altamente explosiva.


Para que uma bateria possa funcionar satisfatoriamente por longo tempo é preciso que a mesma esteja sempre em perfeito estado de carga, o que implica em carrega-la toda as vezes que seu estado requerer. 


Densímetro


É um aparelho que tem por objetivo medir a massa específica (também chamada densidade) de líquidos. Existem várias maneiras de conceber este aparato, sendo que em uma das formas mais comuns se apresenta como um tubo de vidro longo fechado em ambas as extremidades. Este tubo é mais largo em sua parte inferior e possui uma gradação na parte mais estreita.
Todo o aparelho deve ser imerso em um recipiente cheio do líquido do qual se deseja conhecer a massa específica até que ele possa flutuar livremente. A leitura é realizada observando em que marca da gradação fica posicionada a superfície do líquido.
Uma das utilidades do densímetro é inferir propriedades dos líquidos através da inspeção de sua massa específica, principalmente quando os líquidos são misturas de substâncias. Nestes casos é possível inferir se a composição da mistura é a esperada ou não a partir do valor esperado para a massa específica da mistura.






    Tabela de estado de carga de uma bateria

                   VOLTS
               DENSIDADE
        ESTADO DE CARGA
                     12,7
                     1265
                    100%
                     12,4
                     1225
                      75%
                     12,2
                     1190
                      50%
                     12,0
                     1155
                      25%
                     11,9
                     1120
                        0%
                                                     http://bezerraeletrica.blogspot.com


               Formula para tempo de carga





Onde:
T é o tempo de carga em horas
EC é o estado de carga da bateria em %
CB é a capacidade nominal da bateria em Ampères-hora
CC é a corrente de carga em Ampères.



“No meio de qualquer dificuldade existe oportunidade”
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador de postagens

posts

Veja também...


2leep.com