Relé de Sobrecarga









Relé

São construídos para proteção de motores contra sobrecarga. Seu funcionamento é baseado em dois elementos metálicos, que se dilatam diferentemente provocando modificações no comprimento e forma das lâminas quando aquecidas.

Tempos de desarme no caso de sobrecarga segundo a Norma V de 660


               SOBRECARGA
         TEMPO DE ATUAÇÃO
                          1,05 X In
               > 2h (frio)
                          1,20 X In
               < 2h (quente)
                          1,50 X In
               < 2 min (quente)
                          6,00 X In
              >  5 seg  (frio)
                                               http://bezerraeletrica.blogspot.com








Onde:

1   Ajusta a escala à corrente nominal da carga. 
2   Botão Teste. Pressionar o botão Teste possibilita:
 - o controle da fi ação do circuito de comando,
 - simulação da abertura do relé (atuação sobre os contatos NA e NF).
3 Botão Stop. Atua sobre o contato NF e não tem efeito sobre o contato NA.
4 Botão de rearme.
5 Visualização de desligamento.
6 Travamento por lacre da tampa.
7 Seletor de escolha entre rearme manual e automático.



ATENÇÃO: Desarmes sucessivos do relé térmico indicam irregularidades, que sob análise criteriosa podem ser constatadas.


Identificação
São numerados de acordo com a norma DIN EN 50011. Os terminais de entrada 1, 3 e 5 voltam-se para rede (fonte) enquanto os terminais de saída 2, 4, e 6 voltam-se para o motor (carga), isto para os contatos de potência. São identificados por números de dois dígitos de acordo com a norma, respeitadas mesmas determinações dos contatos auxiliares empregados em contatores. Esquema do relé na figura abaixo.






O contato abaixo é chamado contato tipo reverso onde existe um contato terminal comum (95) e os demais para comutação.





"Os verdadeiros analfabetos são os que aprendem a ler e não lêem."



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