Capacitor de Arranque

O capacitor é um elemento que, ligado ao bobinado auxiliar, estabelece o campo giratório necessário para o arranque nos motores monofásicos.


                                                  

Constituição.
É um dispositivo de forma cilíndrica, com dois bornes para sua conexão. É composto por duas lâminas de alumínio (em forma de tira), isoladas entre si por uma ou mais camadas de papel. Das lâminas de alumínio saem para o exterior dois fios que são ligados aos bornes. As lâminas e o papel isolante, enrolados em espiral, ficam dentro de um recipiente de metal ou baquelite.
Os capacitores de arranque são fabricados com diversos valores de capacitâncias, para serem empregados em circuitos de CA (Corrente Alternada) com tensões de 110 volts e 220 volts.

                                                   

Condições de uso
Quando o motor  alcança seu regime de funcionamento, o capacitor pode ser desligado, já que o motor em marcha não requer o campo giratório auxiliar. O desligamento se faz pelo interruptor centrífugo, de acordo com a velocidade de rotação da máquina. No caso de se ter que substituir um capacitor defeituoso, deve-se colocar outro de características iguais ao original, para mandar as condições de arranque do motor. Quando não for possível encontrar um capacitor com a capacitância necessária, pode-se ligar dois ou mais capacitores em paralelo, cuja capacitância somada seja de valor correspondente.


                                                       

Precauções
1) Antes de começar a trabalhar num capacitor, certifique-se de que o motor está desligado da linha.
  
2) Descarregue sempre o capacitor, colocando uma ponte metálica entre seus bornes.



"Cultura é o que fica depois de se esquecer tudo o que foi aprendido."






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