São os dispositivos que ligam o bobinado de arranque de um motor monofásico, e o desligam quando o motor alcança aproximadamente 75% de sua velocidade de funcionamento.
É constituído de duas partes:
A parte fixa está alojada em uma das tampas do motor. Tem dois contatos, através dos quais se liga ou desliga o bobinado de arranque.
A parte giratória está colocada no eixo do rotor. É composta por um suporte, duas massas centrifugas, duas molas e um carretel de material isolante.
Funcionamento
Quando o motor está parado, as molas fazem com que as massas centrifugas empurrem o carretel sobre a parte fixa, fechando os contatos do bobinado de arranque. O motor está assim, em condições de arrancar.
Quando o motor alcançar aproximadamente 75% de sua velocidade de funcionamento, a força centrifuga desloca as massas centrifugas, arrastando o carretel e abrindo os contatos que desligam o bobinado de arranque. Ao desligar o motor, o dispositivo age de forma inversa, deixando o motor em condições de um novo arranque. Veja na figura abaixo o esquema de ligação.
É constituído de duas partes:
A parte fixa está alojada em uma das tampas do motor. Tem dois contatos, através dos quais se liga ou desliga o bobinado de arranque.
A parte giratória está colocada no eixo do rotor. É composta por um suporte, duas massas centrifugas, duas molas e um carretel de material isolante.
Funcionamento
Quando o motor está parado, as molas fazem com que as massas centrifugas empurrem o carretel sobre a parte fixa, fechando os contatos do bobinado de arranque. O motor está assim, em condições de arrancar.
Quando o motor alcançar aproximadamente 75% de sua velocidade de funcionamento, a força centrifuga desloca as massas centrifugas, arrastando o carretel e abrindo os contatos que desligam o bobinado de arranque. Ao desligar o motor, o dispositivo age de forma inversa, deixando o motor em condições de um novo arranque. Veja na figura abaixo o esquema de ligação.