Pressostato




Os pressostatos são dispositivos de controle que respondem a variações de níveis de pressão de ar ou líquidos onde estão conectados. Estas mudanças de pressão fazem atuar os contatos elétricos do pressostato que pode assim controlar o acionamento de outros dispositivos, tais como motores, contatores, sinalizadores de alarme, bombas de água, etc.

Como funcionam?

No instante inicial, o reservatório do compressor encontra-se vazio. Ao ser ligado, o pressostato ativa o motor, iniciando o processo de enchimento do reservatório. Quando a pressão no reservatório atingir o ponto máximo ajustado no pressostato ele desliga o motor e o compressor para então de funcionar. Com a utilização do ar comprimido, a pressão começa a cair, até atingir o ponto mínimo ajustado no pressostato, momento em que o motor é acionado, reiniciando o ciclo de enchimento do reservatório do compressor.
O ponto de desligamento do pressostato é denominado como cut-out. Já o ponto de ligamento é conhecido como cut-in. A diferença entre a pressão de desligamento e ligamento é denominada diferencial e pode ser identificada na figura a seguir.




Os pressostatos utilizados em linhas de ar comprimido, geralmente além da conexão pneumática principal e a fiação elétrica possuem uma válvula conectada ao cabeçote do compressor através de um duto. A função desta válvula é drenar a pressão residual acumulada no cabeçote antes de religar o motor, de forma que o mesmo possa partir com carga inicial menor. Estas válvulas são conhecidas como válvulas de alívio.


Capacidade

A capacidade elétrica do pressostato deve ser compatível com a potência do motor a ser controlado. No caso de motores de grande porte, acima da especificação do pressostato, recomenda-se o emprego de contatores ou dispositivos similares de partida de motores acoplados entre o pressostato e o motor.

Manutenção

Não devem ser feitos ajustes nos pressostatos em seu local de uso, pois são necessários equipamentos especiais para sua calibração. Estes equipamentos já são fornecidos pré-ajustados pela MarGirius. Um ajuste realizado incorretamente pode implicar em funcionamento instável do compressor, atuação indevida da válvula de segurança do compressor, ou mesmo acidentes.

Periodicamente, recomenda-se a limpeza e a drenagem de água do reservatório do compressor, para evitar que o acúmulo de impurezas no duto da válvula de alívio venha a causar travamento da mesma, e uma consequente instabilidade no funcionamento do pressostato e, em decorrência, instabilidade de funcionamento do compressor.


Esquema de ligação



"Os sábios são os que mais buscam a sabedoria. Os tolos pensam tê-la encontrado."


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador de postagens

posts

Veja também...


2leep.com