Comando Bimanual







Campo aplicativo:

Os comandos bimanuais são dispositivos de proteção que não podem ser separados. Em geral, servem para assegurar a posição das duas mãos do operador de uma máquina encarregado de dar um sinal de controle para efetuar um movimento que pode ser perigoso. Desta maneira, os comandos bimanuais determinam que a intervenção do operador em processos de movimento perigosos fique eliminada quando a máquina ou a instalação entrar em funcionamento.

Os âmbitos de aplicação incluem prensas para trabalhos metálicos, metalurgia do pó, máquinas para a impressão e o processamento de papel, punçoadoras e similares, e também a maquinaria das indústrias de borracha e de plástico e das indústrias químicas. Os comandos bimanuais são os dispositivos de protecção preferidos para serem utilizados em trabalhos de posicionamento e em operações de uma só vez, nos processos de alimentação e de descarga. 


Estrutura e modo de operação:

Os comandos bimanuais são dispositivos de protecção, os quais requerem utilizar ambas as mãos simultaneamente para a sua atuação. Em virtude da sua localização forçada, ambas as mãos mantêm-se fora da área perigosa. Com o fim de iniciar e continuar a operação de uma máquina ou instalação que podem ser perigosas, a localização das mãos é controlada durante todo o tempo que o perigo possa continuar a estar presente.

Os comandos bimanuais são montados de forma standard com um botão de paragem de emergência,  e com duas unidades operativas. Além disso, existem coberturas de proteção sobre os elementos operativos, as quais protegem contra a simples manipulação da função de protecção utilizando as mãos, cotovelos, barriga, ancas, coxas ou joelhos, por exemplo.


Além da caixa de comando é necessário também um controle de simultaneidade de segurança de 0,5s, (NBR 14152) e que obrigue o operador a manter as mãos juntas a botoeira durante toda a fase crítica do ciclo. Deve ainda prevenir e preservar o operador e sistema contra possíveis falhas nos blocos de contato e instalação dos botões de acionamento e emergência.




Esquema de um comando de uma Prensa Elétrica





Simulação em Vídeo







"Se quer bem feito, faça você mesmo."


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador de postagens

posts

Veja também...


2leep.com