Correntes Trifásicas







A geração e distribuição de energia elétrica para consumo público é sempre feita em corrente alternada senoidal. Isto significa que a tensão e a corrente variam ao longo do tempo em forma de uma função senoidal e a variação por unidade de tempo, isto é, a frequência, é constate. No Brasil foi adotada a frequência padrão de 60 Hz (corresponde a 60 ciclos por segundo). Alguns países usam o padrão de 50 Hz.

São bastante fortes as razões para o uso da corrente alternada e não a contínua. Geradores e motores de corrente alternada são muito mais simples e eficientes. Correntes contínuas não podem ter suas tensões facilmente convertidas (aumentadas ou reduzidas). Na realidade, é preciso transformá-las em alternadas, converter com transformadores e trnasformar novamente em conínuas. Tmbém podem ser usados conjuntos motores-geradores. Para alternadas, basta o trnsformador.


Entretanto, a corrente contínua apresenta uma vantagem: as perdas nas transmissões são menores. Para as distâncias e potências muito altas pode ser economicamente viável a transformação em contínua na geração eo o processo inverso no destino. Mas o assunto foge do nosso objetivo.


Além disso, por razões de eficiência, a geração é sempre feita em forma trifásica. Significa que os condutores não serão dois mas sim três, cujas tensões ou correntes estão igualmente deslocads entre si em relação ao tempo.


Desde que um período completo equivale a 360°, o deslocamento ou difernça de fases entre cada será de 360/3 = 120°. A figura 2 dá uma representação gráfica da defasagem. É comum designar os condutores pelas letras R, S, T (ou L1, L2, L3). E são genericamente chamados fases.



De acordo com as nomas técnicas, o fornecimento de energia elétrica para um sistema monofásico deverá possuir uma carga instalada de até 12KW.Para um sisterma bifásico deverá posuir uma carga instalada entre 12KW e 25KW.Para um sistema trifásico deverá possuir uma carga entre 25KW e 75KW. 


"O impossível é questão de tempo."



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador de postagens

posts

Veja também...


2leep.com