Fios e Cabos








O fio condutor é formado por um só fio, com uma secção muito pequena em relação ao comprimento que tem. Devido à sua rigidez é mais fácil de partir se for dobrado algumas vezes por isso só são utilizados em situações em que não vão ser submetidos a dobragens.


O cabo condutor é formado por vários fios condutores, entrelaçados uns nos outros.
São flexíveis e suportam muitas dobragens sem nunca se quebrarem. São por isso utilizados na ligação entre duas partes de um circuito que podem mudar de posição e que estão, por isso, submetidos a esforços de dobragem.



Os materiais condutores mais utilizados são; alumínio e cobre. O primeiro tem seu uso em aplicações mais especificas. O mais utilizado é o cobre por ter a melhor relação custo benefício.


Devem ser usados os fios e cabos de cobre de alta condutividade, tipo anti-chamas, com revestimento termoplástico e nível de
isolamento para 750 V e 1000V, salvo indicação em contrario do projeto executivo de elétrica.



Cada fio ou cabo deve conter as seguintes informações gravadas de forma continua, bitola, isolação, temperatura, nome do fabricante.


Basicamente as características elétricas (capacidade de condução de corrente, resistência da isolação, etc.) dos cabos flexíveis são as mesmas dos fios rígidos.


A grande diferença é que os cabos flexíveis são melhores para a instalação devido ao fácil manuseio.



  

"Se acha que já é perfeito... Então nunca vai ser!!!"




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador de postagens

posts

Veja também...


2leep.com