Categoria de Motores Elétricos






CATEGORIA DE MOTORES ELÉTRICOS DE INDUÇÃO TRIFÁSICOS


Conforme as suas características de conjugado em relação à velocidade e corrente departida, os motores de indução trifásicos com rotor de gaiola, são classificados em categorias,cada uma adequada a um tipo de carga. Estas categorias são definidas em norma (NBR7094), e são as seguintes:


Categoria N


Conjugado de partida normal, corrente de partida normal e baixo escorregamento. Constitu-em a maioria dos motores encontrados no mercado, prestando-se ao acionamento de cargasnormais, como bombas, máquinas operatrizes, ventiladores.


Categoria H


Conjugado de partida alto, corrente de partida normal e baixo escorregamento. Usadospara cargas que exigem maior conjugado na partida, como peneiras, transportadores carrega-dores, cargas de alta inércia, britadores, etc.


Categoria D


Conjugado de partida alto, corrente de partida normal e alto escorregamento (> que 5%).Usados em prensas excêntricas e máquinas semelhantes, onde a carga apresenta picos pe-riódicos. Usados também em elevadores e cargas que necessitam de conjugados de partidamuito altos e corrente de partida limitada.






"Habilidade é o que você é capaz de fazer. Motivação determina o que você faz. Atitude determina a qualidade do que você faz."



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador de postagens

posts

Veja também...


2leep.com