Associação de Resistores





Associação em série

Na associação em série todos os resistores são percorridos pela mesma corrente elétrica. Os resistores são ligados um em seguida do outro, existindo apenas um caminho para a corrente elétrica.






A ddp de uma associação de resistores em série é a soma das ddps em cada um dos resistores associados.


O valor da resistência equivalente é dado pela soma das resistências dos resistores que constituem a série.



Associação em paralelo

A associação de resistores em paralelo é um conjunto de resistores ligados de maneira a todos receberem a mesma diferença de potencial (ddp). Nesta associação existem dois ou mais caminhos para a corrente elétrica, e desta maneira, os resistores não são percorridos pela corrente elétrica total do circuito.




A corrente, em uma associação de resistores em paralelo, é a soma das correntes nos resistores associados.


Na associação em paralelo, o valor da resistência equivalente é sempre menor que o valor de qualquer resistência dos resistores da associação. Este valor pode ser obtido com as seguintes equações:






Associação mista de resistores


Dá-se o nome associação mista de resistores à associação que contém, simultaneamente, associações de resistores em série e em paralelo. O cálculo do resistor equivalente deve ser feito a partir das associações, em série ou em paralelo, tendo em mente que devemos ir, pouco a pouco,  simplificando o esquema da associação. 


Exemplo: Na associação de resistores, esquematizada abaixo, determine a resistência equivalente.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador de postagens

posts

Veja também...


2leep.com