Curto Circuito






Curto-circuito é a passagem de corrente elétrica acima do normal em um circuito devido à redução da impedância do mesmo. Normalmente o curto-circuito provoca danos tanto no circuito elétrico em que ocorre como no elemento que causou a redução de impedância.


Os problemas mais comuns que podem surgir nas instalações elétricas residenciais são os curto-circuitos e fuga de corrente. Ambos acontecem principalmente quando existem falhas na isolação dos circuitos, ou seja, nos casos em que há condutores desencapados, ligações malfeitas e fadiga do material isolante.


Muitos incêndios são causados por curto-circuito, pois quando acontece o curto acontece uma dissipação de calor, ou melhor dizendo, uma explosão.

Para detectar o ponto da instalação em que ocorreu o curto-circuito, deve-se usar uma lâmpada de teste ligada em paralelo ao disjuntor que está desarmando. O problema foi encontrado quando o brilho da lâmpada diminuir ou cessar.



A fuga de corrente é uma espécie de "vazamento" da corrente elétrica. Para facilitar a detecção desse problema, os circuitos devem ter um dispositivo chamado DR (Disjuntor Diferencial Residual). Esse elemento desarma no caso de fuga de corrente e, com isso, evita choques em pessoas e danos em equipamentos.
O DR é um fator de proteção e, por isso, sua instalação é obrigatória particularmente em circuitos de tomadas de áreas úmidas, como banheiros e cozinhas. Em redes sem DR, o que não é permitido, o principal sinal de que existe fuga de corrente é o choque elétrico ao tocar aparelhos com carcaças metálicas.



Uma maneira simples de proteger uma instalação elétrica dum curto-circuito é colocar no caminho da corrente um fio fino (fusível) calibrado para fundir para um determinado valor da corrente. Quando a corrente se torna repentinamente muito elevada, o fio funde antes do resto da instalação (por ser mais fino) e interrompe a passagem da corrente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador de postagens

posts

Veja também...


2leep.com