Galvanômetro - Resistência Interna










O galvanómetro é um instrumento que pode medir correntes elétricas de baixa intensidade, ou a diferença de potencial elétrico entre dois pontos.


O galvanómetro mais comum é o tipo conhecido como bobina móvel: uma bobina de fio muito fino é montada em um eixo móvel, e instalada entre os pólos de um ímã fixo. Quando circula corrente eléctrica pela bobina, se forma um campo magnético que interage com o campo do imã, e a bobina gira, movendo um ponteiro, ou agulha, sobre uma escala graduada. Como o movimento do ponteiro é proporcional à corrente elétrica que percorre a bobina, o valor da corrente é indicado na escala graduada. Através de circuitos apropriados, o galvanômetro pode ler outras grandezas elétricas, como tensão contínua, tensão alternada, resistência, potência, e outras.
Outro tipo de galvanómetro é o de ferro móvel: neste, a bobina é fixa, envolvendo uma pequena peça de ferro ligada ao ponteiro, e capaz de girar conforme o campo magnético produzido pela bobina. O galvanómetro de ferro móvel é pouco usado, por ser menos sensível que o de bobina móvel, mas possui as vantagens de ser mais barato, mais robusto, e funcionar tanto com corrente contínua como com corrente alternada.
O galvanómetro foi criado pelo físico e químico inglês Michael Faraday, que em sua época foi um dos primeiros cientistas a estudar a relação entre magnetismo e eletricidade.


Formula para calcular a resistência interna de um galvanômetro.



Onde: R = resistência da bobina.
           r = resistividade do condutor ( do cobre é 1/56)
           l = comprimento do condutor da bobina.
          S = secão do condutor da bobina.

Como descobrir a resistência interna de um galvanômetro? 
Material necessário: 1 Potenciometro de 1M, 1 Potenciometro de 2K2 a 1K e uma bateria de 9V (a alimentação não é critca, 9V, 6V... A tensão de fundo de escala de um galvanômetro é inferior a 1V)

Vejamos:
1 -  Ligue o circuito e gire o potenciometro para obter a leitura maxima (final da escala).




2 - Coloque o potenciometro de 1K em paralelo com o galvanômetro e regule o potenciometro até atingir a metade da escala. Tire R2 e meça a resistência no terminal 1 e 2 do potenciometro. É o valor da resistência interna (Ri) do galvanômetro.



3 - Agora vamos calcular a corrente do circuito, tensão no terminal do galvanômetro e sensibilidade do instrumento.






Resolvendo a intensidade do galvanômetro: I = V/R1+R2 Então I = 9/8700+300 = 9/9000 = 0.001A ou seja 1mA. A tensão do galvanômetro é igual a  V = R (resistência interna de galvanômetro) x I (Intensidade).
V = 300x0.001 = 0.3V. Sensibilidade é RI (resistência interna do instrumento) / V (Volt). 300/0.3 = 1000 Ohms/V = 1K/Volt

Programa para desenhar escala de Medidores Analogicos




Para baixar o programa   Clique aqui


"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante, nunca."

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador de postagens

posts

Veja também...


2leep.com