A Lâmpada



             Quem inventou a lâmpada?

    A maioria das pessoas associa-americano Thomas Edison (1847-1931) com a lâmpada elétrica, mas ele não foi o único responsável pelo que foi sem dúvida uma das maiores invenções de todos os tempos. lâmpada elétrica de Edison construída sobre uma série de invenções anteriores , incluindo o arco da lâmpada elétrica, desenvolvido no início do século 19, que trabalhou pelo zumbido de eletricidade de alta tensão entre as duas hastes de carbono para tornar contínuo brilhantes fagulhas de luz. O problema com lâmpadas de arco é que as varas de carbono rapidamente queimado no ar, assim que tiveram que ser substituídos regularmente. Imagine ter que mudar suas lâmpadas depois de apenas alguns dias ou mesmo horas!


A grande contribuição de Edison era fazer uma lâmpada muito mais duradoura e mais prático. Em seu laboratório inventando em Menlo Park, em Nova Jersey, ele testou algo como 6.000 materiais diferentes, incluindo o vermelho de cabelo antes de descobrir que o bambu revestida de carbono foi a melhor coisa para usar como um filamento de alta resistência. Ele selou o seu filamento dentro de um vácuo com um vidro de lâmpada do que o ar havia sido removido, calculando corretamente que a falta de ar impediria o filamento de queimar-se muito rapidamente. Edison patenteou a sua luz em 1880, na mesma época como um projeto desenvolvido por um rival inglês Joseph Swan nomeado (1828-1914). Depois de uma disputa de curto, os dois homens decidiram trabalhar em conjunto e vendido a invenção em conjunto a partir de 1883 sob o nome de Edison e Swan United Electric Light Company.




Como são feitas as lâmpadas incandescentes?

     As caixas de vidro são feitas a partir de uma fita de vidro quente que a primeira espessa e, em seguida, fundida em moldes para formar o formato de bulbos. Essas caixas são, então, de refrigeração, corte da fita, e seus interiores são revestidas com o material de difusão que dá a lâmpada terminou sua aparência macia e branca.
O filamento é formado por desenho tungstênio em um fio muito fino. Este fio, geralmente apenas 42 microns (0,0017 cm) de diâmetro, é o primeiro enrolados em bobinas e em seguida, esta bobina é em si enrolados em bobinas. Os mandris utilizados nestes dois processos bobinamento estão presos nas bobinas e deve ser dissolvida com ácidos após o filamento foi recozido.


    O filamento acabado é preso ou soldado ao poder leva, que já foram incorporadas em uma estrutura de vidro de apoio. Este suporte de vidro é inserido em uma lâmpada e as duas peças de vidro são fundidos. Um tubo no suporte de vidro permite ao fabricante da bomba de ar para fora do bulbo e, em seguida, reintroduzir gases inertes diversos. Quando praticamente todo o oxigênio foi eliminado do reservatório, o tubo é cortado ea abertura está selado. Uma vez que a base da lâmpada foi ligada, a lâmpada está pronto para uso.





Nota: De 30 de junho de 2012 até 30 de junho de 2016, a não ser que surja uma nova tecnologia que permita às lâmpadas incandescentes se tornarem mais eficientes, esse tipo de produto será banido do mercado.








                    Eficiência

- Lâmpada Incandescente:

Lâmpada em que a produção de luz e calor acontece quando a corrente eléctrica percorre um filamento enrolado de tungsténio, contido numa ampola de vidro contendo um gás inerte. Possuem baixa eficiência luminosa, não ultrapassando os 15 Lm/W nas lâmpadas de uso geral. Apenas 5 % da energia eléctrica consumida é transformada em luz, sendo os restantes 95 % transformados em calor. O seu tempo médio de vida útil é de mil horas.

- Lâmpada Fluorescente Compacta Integrada:

É uma lâmpada fluorescente miniaturizada que se destina a substituir as vulgares lâmpadas incandescentes. Relativamente àquelas, a sua duração varia em média oito vezes mais e convertem cerca de 25 % da energia que consomem em luz visível.
Aquecem muito menos e possuem maior tempo de vida útil, entre as cinco mil e as quinze mil horas. São uma alternativa de maior eficiência e economia, na iluminação interior, substituindo a vulgar lâmpada de incandescência.


"Se não brilha mais, não insista. Lâmpada queimada não se arruma, se troca por outra."




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador de postagens

posts

Veja também...


2leep.com