O que é surto elétrico e quais as suas origens?
Ao atingir a rede elétrica direta ou indiretamente, os raios causam aumento súbito da tensão. Esse fenômeno é chamado de surto elétrico, que se propaga até encontrar um ponto de passagem até a terra. Esse ponto de passagem pode ser o eletrodoméstico ou o aparelho eletrônico de sua casa, que
nestes casos podem sofrer danos irreparáveis. Além de ser causados pelos raios, o surto elétrico pode ser originado por outros distúrbios elétricos tais como:
- No religamento após a interrupção do fornecimento de energia elétrica;
- O ligar e o desligar de máquinas elétricas;
- Acúmulo de cargas elétricas e o seu descarregamento.
Características Gerais:
Os protetores de surto podem atuar nas Classes II/III e III/V conforme classificação da NBR 5410, utilizam varistores a base de ZnO, propiciando uma resposta muito rápida 20 ns.
É dotaddo de um fusível térmico de corrente muitas vezes menor qua a proteção de entrada (Disjuntores/Fusíveis) a fim de desconectar o produto quando o varistor entra em curto, não impedindo o usuário usar a fase desprotegida.
Aplicações:
O DPS é utilizado na proteção de equipamentos ligados à rede de alimentação elétrica nas entradas de edificações contra surtos elétricos provocados por descargas atmosféricas e ou manobras no sistema elétrico.
É possível montá-los em quadros de distribuição, pois sua carcaça está adaptada para montar em trilhos DIN.
Não há lado definido de energização, podendo ser alimentado por ambos os lados conforme esquema do produto.
Na verdade o DPS não passa de um varistor.Varistor é um componente eletrônico, encontrado em lojas de componentes eletrônicos.
Varistores
Esquema de ligação
Atenção
- A instalação deve seguir norma específica (ABNT 5419:2001) por técnico especializados.
- O pára-raios externo não protege os aparelhos eletroeletrônicos, pois não elimina os surtos elétricos.