O Disjuntor-Motor é um aparelho composto de disparadores térmicos e magnéticos que atua na partida do motor elétrico, assegurando o comando e a proteção do motor e da partida em si contra: queima causada por variação de tensão e corrente na rede, elevação de temperatura do motor e condutores, e contra sobrecargas. Para essa proteção o Disjuntor-Motor deve exercer 4 funções básicas:
►Seccionamento: Sua função é isolar da rede os condutores ativos quando o motor está desligado e protege quando há queima de fases do motor;
►Proteção contra curto-circuitos: Essa função detém e interrompe o mais rápido possível correntes elevadas de curto-ciircuitos para impedir a deterioração da instalação;
►Proteção contra Sobrecargas: tem como função deter correntes de sobrecarga e interromper a partida, antes que a temperatura do motor e dos condutores fique muito elevada e deteriore os isolantes;
►Comutação: sua função é ligar e desligar o motor, podendo ser manual, automático ou a distância.
A vantagem de utilizar o Disjuntor-Motor além do tradicional associação seccionador+fusivel+contator+rele termico é a redução de custos com um aparelho simples e de dimensões reduzidas, que realiza com maior precisão as funções exigidas de proteção.
O Disjuntor pode ou não ser associado ao contator. Quando está associado é possível realizar ligação a distância, quando do contrário deve ser acionado manualmente. Na associação disjuntor/contator, ambos exercem a função de proteção.
IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO
Proteção: • Do operador contra acidentes;
Do motor contra:
► Falta de fase;
►Sobrecarga;
► Curto-circuito;
► Sobretensões e subtensões;
► Ambientes quentes;
► Queda no fornecimento de energia;
► Das instalações contra avarias causadas por pico na ligação e comutação;
► De outros equipamentos e consumidores instalados próximo ao motor
"Ética é o que você faz quando está todo mundo olhando. Caráter é o que você faz quando ninguém vê."