17 DE Outubro dia do Eletricista





A profissão “eletricista” existe desde que a primeira lâmpada acendeu …. e depois apagou! A partir da evolução e do uso cada vez maior da eletricidade, o profissional que aprendeu a lidar com ela foi ganhando importância até atingir o status de engenheiro. Porém, no meio do caminho ficou outro profissional, aquele que literalmente precisava colocar a mão na massa: o eletricista.

O problema desde o início é que não foi dado a este profissional operacional as mesmas oportunidades de capacitação e muito menos de regulamentação de sua profissão. A profissão de engenheiro eletricista foi regulamentada em 11 de dezembro de 1933, juntamente com as outras especializações de engenharia, sendo o dia 11 de dezembro comemorado como o Dia do Engenheiro. E desde essa época a categoria possui representatividade no CONFEA – Confederação dos Engenheiros e Arquitetos, do CREA – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia e, no caso específico do Engenheiro Eletricista, da ABEE – Associação Brasileira dos Engenheiros Eletricistas.

Já o eletricista possui apenas o seu dia: 17 de outubro. E sabe por que esse dia foi escolhido para se comemorar esta profissão? Não? Nem eu! Pesquisamos em praticamente todos os mecanismos de busca na internet, se você, leitor, souber, nos informe que divulgaremos no próximo boletim.

Pois é, a profissão de eletricista não existe de fato e de direito no Brasil. O que existe é o profissional técnico, normalmente capacitado em escolas técnicas, sendo a mais tradicional delas, o SENAI, que proporciona formação mais ampla e completa. Mesmo assim, não se forma um eletricista, se forma um técnico em eletricidade.

Estes ainda podem exercer com dignidade essa ocupação. Pior são aqueles que se ‘auto-nomeiam’ eletricistas. A maioria mal conhece os conceitos básicos de eletricidade e se aventuram a ‘prestar serviço’. Como dizem por aí: “juntou dois fios e não aconteceu nenhum desastre, o sujeito já pode ser chamado de eletricista”. Sabemos que, infelizmente, existem muitos destes ‘Zé Faíscas’ por aí, colocando em risco, não somente o local onde prestam esse ‘serviço’, mas também sua vida e a vida de outras pessoas.

Mas essa matéria não é para os Zés Faíscas, se bem que se alguns deles, ao lerem este artigo, se conscientizarem que precisam se capacitar, esse artigo passa a ser deles também!

Vale salientar neste ponto que existe uma diferença entre a categoria dos eletricitários e os eletricistas. Os eletricitários que são os profissionais em eletricidade empregados em empresas de energia, essencialmente as concessionárias de energia elétrica, possuem representatividade já com uma tradição de muitas décadas, é uma categoria organizada e extremamente mobilizada em busca de suas reivindicações. Tendo já conseguido vitória em muitas delas. O eletricista, para quem estamos escrevendo este especial, é o trabalhador autônomo, aquele que trabalha por sua própria conta e risco, tendo que buscar em seu dia-a-dia condições para um trabalho competente e digno.

Talvez o que mais falte no Brasil, em termos de reconhecimento da profissão de eletricista seja uma certificação obrigatória em nível nacional.

Na Inglaterra, por exemplo, você encontra certificação para o eletricista. Isso garante que aquele profissional que você está contratando tenha o conhecimento mínimo naquele assunto. Por exemplo, um eletricista para abrir uma firma de prestação de serviços nos Estados Unidos tem de passar por um exame realizado por comissão de âmbito estadual para confirmar a sua competência, evitando-se, assim, que um aventureiro qualquer, que se diz eletricista, adentre a intimidade de um domicílio para fazer as suas peripécias para, em seguida, sumir – como ocorre em certo país que conhecemos tão bem!

No imaginário popular, o eletricista é uma espécie de profissional do susto, pois tanto pode trazer a luz, a energia, e todo o conforto que daí vem quanto pode provocar explosões, curtos-circuitos e incêndios com ligações e rede feitas sem os cuidados devidos. Na verdade, as coisas não são assim tão simples, pois em eletricidade não se admite falhas, como bem sabem todos os verdadeiros profissionais da área.

Damos os parabéns a você que todos os dias ilumina as nossas vidas ou nossas casas, que nos traz a tecnologia cada vez mais avançada para dentro de nossas empresas ou nossos lares! Parabéns você Eletricista!

Deixamos uma frase do ‘cara’ que é o principal responsável pela nossa profissão:

“Nossa maior fraqueza é a desistência. O caminho mais certeiro para o sucesso é sempre tentar apenas uma vez mais”. Thomas Edison



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador de postagens

posts

Veja também...


2leep.com