Motor Dahlander






Motor Dahlander é um motor elétrico trifásico que permite em duas velocidades distintas. As velocidades, que estão relacionadas ao número de rotações no motor, são conseguidas com a estruturação dos enrolamentos do estator deste motor em dois conjuntos promovendo uma relação de 1:2. Ou seja, em forma de ligação o número de polos é duas vezes maior que a outra. Apesar de já se ter grande desenvolvimento de equipamentos auxiliares para a variação da velocidade de motores elétricos, o uso do Motor Dahlander ainda é viável economicamente para aplicações onde se deseja apenas um mudança discreta das velocidades.


Constituição do motor


O Motor Dahlander tem em seu estator seis bobinas, que podem-se combinar de duas formas: estrela/triângulo e dupla estrela. A ligação Dahlander permite uma relação de pólos de 1:2 o que corresponde a mesma relação de velocidade. Quando a quantidade de pólos é maior a velocidade é mais baixa, quando é menor a velocidade é mais alta. Isso decorre da Formula: n = 120xfx(1-s)/p Onde: n = velocidade; p = número de pólos; s = escorregamento e f = a frequência.

Existem três tipos de arranjos de ligação que fornecem três situações:


■ Conjugado constante;

■ Potência constante;

■ Conjugado variável.


A escolha depende do tipo de carga que será acionada. Por exemplos nas bombas centrífugas e ventiladores, o conjugado aumente quadraticamente com a velocidade, portanto é variável.


No circuito de comando deve estar previsto o intertravamento elétrico entre os contatores que se energizados juntos causam curto circuito.


Igual cuidado deve ser tomado nos serviços de montagem, evitando inversões que podem causar curto-circuitos, sentidos de rotações diferentes entre a alta e a baixa velocidade que pode causar avarias mecânicas nos equipamentos.


Outra observação é com relação aos relés térmicos no circuito de força, são dois. Isso decorre da necessidade de ajustes de corrente diferente e devido mudar o lado da alimentação, quando então o térmico não tem mais função.


Velocidades


As velocidades mais utilizadas em 30 Hz na conexão Dahlander são: Velocidades 450/900; 900/1800; 1800/3600 (RPM), XVI e VIII pólos; VIII e IV pólos; IV e II pólos respectivamente.


Se conectamos os enrolamentos em estrela ou em triângulo, a velocidade vai ser menor, e se conectamos em dupla estrela a velocidade vai ser o dobro. Sendo assim, a potência absorvida pelo motor na conexão em dupla estrela é o dobro da absorvida na conexão em estrela e a potência absorvida em dupla estrela, é um 15% a mais do que a potência absorvida na conexão triângulo. Além disso, o rendimento em velocidade maior é melhor do que em velocidade menor.


Usos do Motor Dahlander


Este tipo de motor é muito usado para guindaste, guinchos, transportadores, máquinas e equipamentos em geral e outras aplicações que requerem motores assicronos de indução trifásico com duas velocidades. as tensões disponíveis para estes motores são: 220v, 380V e 440V.



Diagrama de motor Dahlander com  duas velocidades   Clique aqui


"Uma vida gasta cometendo erros não é mais honrada, mas é mais útil do que uma vida gasta fazendo nada."




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador de postagens

posts

Veja também...


2leep.com