Arco Elétrico






Um arco elétrico é um fenômeno que acontece durante a abertura ou fechamento de um circuito, porem existem arcos elétricos naturais, como os raios que não estão associados a circuito, mais que pode causar problemas de indução magnética produzida nos circuitos dos equipamentos e na rede elétrica de distribuição ocasionando desligamento acidentais ou ainda acidentes com as pessoas que usam o sistema.
Como todo condutor que é percorrido por uma corrente elétrica possui campo magnético. Por este motivo quando abrimos um circuito estamos provocando uma variação brusca na corrente elétrica e consequentemente no campo magnético associado a ela, esta variação brusca deste campo magnético sobre o próprio condutor onde a corrente que o produzia circulava o fenômeno de indução, em outras palavras, surge uma tensão muito alta no condutor, esta ocasionando a circulação de corrente elétrica pelo ar, esta passagem de corrente elétrica pelo ar é chamada de arco elétrico. Deve-se ressaltar que apenas com a presença  de grandes extensões de condutores já é suficiente para provocar o surgimento de arco elétrico, porém nos circuitos elétricos existem além dos condutores elétricos que utilizam bobinas e indutores o que provoca uma amplificação do efeito, produzindo arcos elétricos mais fortes e mais destrutivos.

As condições elétricas para que o arco elétrico seja mais perigosos são as seguintes:

► Altas intensidades de correntes passando pelos condutores.
► Circuitos com muitas cargas indutivas ou capacitivas.
► Circuitos com baixa corrente mais com altas tensões.
► Ar com baixa capacidade de isolação, ou seja, com muita umidade ou com uma grande quantidade de pó suspenso no ar ou ainda ambos.

Problemas causados pelo arco elétrico:

► Queimaduras;
► Cegueira;
► Morte;
► Queima de equipamentos elétricos;
► Destruição total ou parcial.




Trabalho + Talento = Sucesso!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador de postagens

posts

Veja também...


2leep.com