Regime de Serviço - Motor






REGIME DE SERVIÇO

Cada tipo de máquina exige uma condição de carga diferente do motor. Um
ventilador ou uma bomba centrífuga, por exemplo, solicita carga contínua, enquanto
uma prensa puncionadora, um guindaste ou uma ponte rolante solicita carga
alternada (intermitente).
O regime de serviço define a regularidade da carga a que o motor é submetido. A
escolha do tipo do motor deve ser feita pelo fabricante da máquina a ser acionada,
comprando o motor mais adequado a seu caso. Quando os regimes padrões não se
enquadram exatamente com o perfil da máquina, deve escolher um motor para
condições no mínimo mais exigentes que a necessária.

Os regimes padronizados estão definidos a seguir:

►regime contínuo (S1)
►regime de tempo limitado (S2)
►regime intermitente periódico (S3)
►regime intermitente periódico com partidas (S4)
►regime intermitente periódico com frenagem elétrica (S5);
►regime de funcionamento contínuo com carga intermitente (S6)
►regime de funcionamento contínuo com frenagem elétrica (S7);
►regime de funcionamento contínuo com mudança periódica na relação
carga/velocidade de rotação (S8);
►regimes especiais.


Nas placas dos motores consta seu tipo de regime (Sx). Alguns regimes são
acompanhados de dados suplementares (Exemplo: S2 60 minutos).



"O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade."



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