Comando de Potência
Comando de Manobra
O contator K1 é utilizado para conectar e desconectar em velocidade menor (maior números de polos). Ele deve ser dimensionado para uma corrente superior a corrente superior a corrente nominal do motor em funcionamento normal.
Os contatores K2 e K3 conectam e desconectam o motor em velocidade maior
(número menor de polos). Eles devem ser dimensionados para a corrente elétrica do motor ligado em estrela.
Os réles termicos RT1 e RT2 servem para proteção de sobrecargas para ambas velocidades. Cada um deve ser dimensionado na corrente nominal do motor na velocidade em que cada um está colocado.
As proteções podem ser feitas por fusíveis ou disjuntores, particularmente
recomendo disjuntores, porque com eles, em caso de atuação, não há a possibilidade de algum polo ficar ligado.
O botão B0 é utilizado para parar o motor e os botões B1 e B2 ligam o motor em cada uma das rotações.
O procedimento de partida deste circuito é assim:
Para partida em velocidade menor:
Pressionando B1. O contator K1 fecha e o motor parte conecatado em triângulo. A alimentação do contator K1 é mantida após o botão B1 ser solto através do contato 13-14 (NA contato de selo) do mesmo contator em paralelo com o próprio B1. Note que se B1 for fechado, nenhum dos outros dois contatores pode ser fechar, pois há um contato NF de K1 no circuito de alimentação de K2 e K3 no mesmo circuito. Para trocar a rotação é preciso primeiro parar o motor através do pressionamento de B0.
Para partida em velocidade maior:
Pressione B2. O contator K2 fecha e o motor é conectado em estrela. Simultaneamente também fecha o contator K3 para complementar a ligação em estrela. A alimentação do contator K2 é mantida após o botão B2 ser solto através do contato 13-14 (contato NA de K2) do mesmo contator em paralelo com o próprio B2. Note que se B2 for fechado, o contator K1 não pode mais
ser ligado, pois há dois contatos NF de K2 e K3 no circuito de alimentação de K1. Note que atuação de qualquer um dos relês térmicos abre o circuito e isso faz com que seja necessário repetir todo o procedimento de ligação da chave de partida.
OPS: O nome é motor Dahlander, desculpe o erro.
"Sim, eu cometo erros eu tenho meus defeito, afinal a vida não vem com manual de instrução e Deus não fez ninguém perfeito."