Relé Falta de Fase - Acionado pelo Comando de Manobra






O circuito que se incorporou aos hábitos de uma ligação do relé falta de fase é ligado permanentemente a rede, diminuindo bastante a vida útil desse dispositivo.

Vejamos: Um relé ligado  permanentemente a rede  tem um trabalho de 8640 horas por ano, e um motor cujo funcionamento é apenas 1 hora por dia tem uma carga horária por ano de 360 horas.

Eu pergunto, por que não fazer o mesmo com o relé falta de fase?

No esquema abaixo  relé falta de fase em um circuito acionado com a partida do motor.



Clique na imagem para ampliar

Onde:
K1 é o contator principal
K2 e K3, contatores auxiliares
RFF, relé falta de fase.

Sequencia operacional

Pressionando B1 (Botão Start) liga os contatores auxiliares (K2 e K3), por consequencia liga o relé falta de fase e o contator principal (K1).

Pressionando B0 (Botão Stop) desliga o motor e Relé Falta de Fase (RFF)

Na ausência de qualquer fase o relé falta de fase será desenergizado e desliga o motor.

K3 bloqueia o acionamento do contator K1 com a falta de fase em L1. 


Simulação em Vídeo



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"‎Conhecimento é saber que o tomate é um fruto. Sabedoria é não misturá-lo na salada de frutas."



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