O galvanómetro mais comum é o tipo conhecido como bobina móvel: uma bobina de fio muito fino é montada em um eixo móvel, e instalada entre os pólos de um ímã fixo. Quando circula corrente eléctrica pela bobina, se forma um campo magnético que interage com o campo do imã, e a bobina gira, movendo um ponteiro, ou agulha, sobre uma escala graduada. Como o movimento do ponteiro é proporcional à corrente elétrica que percorre a bobina, o valor da corrente é indicado na escala graduada. Através de circuitos apropriados, o galvanômetro pode ler outras grandezas elétricas, como tensão contínua, tensão alternada, resistência, potência, e outras.
Outro tipo de galvanómetro é o de ferro móvel: neste, a bobina é fixa, envolvendo uma pequena peça de ferro ligada ao ponteiro, e capaz de girar conforme o campo magnético produzido pela bobina. O galvanómetro de ferro móvel é pouco usado, por ser menos sensível que o de bobina móvel, mas possui as vantagens de ser mais barato, mais robusto, e funcionar tanto com corrente contínua como com corrente alternada.
O galvanómetro foi criado pelo físico e químico inglês Michael Faraday, que em sua época foi um dos primeiros cientistas a estudar a relação entre magnetismo e eletricidade.
Formula para calcular a resistência interna de um galvanômetro.
Onde: R = resistência da bobina.
r = resistividade do condutor ( do cobre é 1/56)
l = comprimento do condutor da bobina.
S = secão do condutor da bobina.
Como descobrir a resistência interna de um galvanômetro?
Material necessário: 1 Potenciometro de 1M, 1 Potenciometro de 2K2 a 1K e uma bateria de 9V (a alimentação não é critca, 9V, 6V... A tensão de fundo de escala de um galvanômetro é inferior a 1V)
Vejamos:
1 - Ligue o circuito e gire o potenciometro para obter a leitura maxima (final da escala).
2 - Coloque o potenciometro de 1K em paralelo com o galvanômetro e regule o potenciometro até atingir a metade da escala. Tire R2 e meça a resistência no terminal 1 e 2 do potenciometro. É o valor da resistência interna (Ri) do galvanômetro.
V = 300x0.001 = 0.3V. Sensibilidade é RI (resistência interna do instrumento) / V (Volt). 300/0.3 = 1000 Ohms/V = 1K/Volt
Programa para desenhar escala de Medidores Analogicos
Para baixar o programa Clique aqui
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante, nunca."