1 - Aterramento funcional: Consiste no aterramento de um condutor, geralmente o neutro, e objetiva a garantir a utilização correta e confiável da instalação.
2 - Aterramento de proteção: É constituído pelas medidas destinadas a proteção contra choque elétrico provocados contra contatos indiretos. Podendo ter ainda como veremos, um aterramento que seja simultaneamente funcional e de proteção..
Vejamos a seguir algumas definições importantantes:
Terra: Massa condutora da terra, cujo potencial elétrico e qualquer ponto é igual a zero.
Eletrodo de aterramento: Condutor ou conjunto de condutores em contato intimo com o solo que garante uma elétrica com ele.
Eletrodos de aterramento eletricamente distintos: Eletrodos de aterramento suficientemente distantes uns dos outros para que a corrente máxima suscetível de ser escoada por um deles não modifique sensivelmente o potencial dos outros.
Condutor de proteção (PE): A NBR 5410/90 recomenda a adoção das seguintes no encapamento dos isolantes dos condutores.
Condutores fases: preto, branco, vermelho ou cinza;
Condutor neutro: azul claro;
Condutor terra: verde ou verde-amarelo.
O aterramento tem como finalidade levar rapidamente correntes elétricas indesejáveis para a terra, salvando a integridade física do seu usuário. Quando isso ocorre esse sistema de aterramento as vezes origina
a queima de fusíveis. O eletrodo de terra deverá apresentar a menor resistência de contato possível, devendo ser da ordem de 5 ohms e nunca ultrapassar 25 ohms. O aparelho para medir resistência de terra é o terrômetro.
"A essência de toda arte bela, de toda grande arte, é a gratidão."